Planejamento Anual SPE Vespertino

ESCOLA ESPECIAL ACADEMIA DO AMOR
APAE- APIÚNA
PLANEJAMENTO ANUAL – SPE VESPERTINO 2015
PROFESSORA: VILMA FRITZ

JUSTIFICATIVA
A criança é um ser social que nasce com capacidades motoras, afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejos de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais, cujas percepções e compreensões da realidade são diversas.
Da mesma forma as crianças com deficiências, embora com recursos diferenciados, possuem como qualquer criança, competências próprias para interagir com o meio. Assim vão gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da auto-estima.
Esses princípios são trabalhados em conjunto no desenvolvimento, sendo indissociáveis no cotidiano educacional.
OBJETIVO GERAL
Oferecer ao aluno experiências psicomotoras, cognitivas, sensoriais e sócios afetivas, entre outras, que permitam prevenir ou amenizar atrasos, auxiliando-os no desenvolvimento de suas potencialidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

ü  Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo (esquema corporal), suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar.


ü  Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

ü  Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

ü  Identificar noções espaciais em relação ao corpo e a objetos.

ü  Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e de ser compreendido, expressar idéias, sentimentos, necessidades e desejos avançando no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.


ü  Desenvolver o sentimento de segurança, aceitação, cooperação e a capacidade de compartilhar os objetos e o espaço com outras pessoas.
CONTEÚDOS
•           Conhecimento do próprio corpo;
•           Construção da auto-estima, autonomia, imagem e da imagem como pessoa;
•           Desenvolvimento motor: controle cervical e de tronco, sentar com e sem apoio, ficar na posição ortostática e deambular;
•           Ajuste corporal (o tônus muscular, tônus postural, respiração, relaxamento, coordenação motora e equilíbrio);
•           Exploração do ambiente;
•           Brincadeiras e jogos;
•           Repertório de canções para encenar gestos ou movimentos para ouvir, relaxar;
•           Manuseio de objetos que produzem sons variados;
•           Expressão e comunicação através de música;
•           Atividades com música que explorem os sons, as imagens que alguns objetos produzem de luzes juntamente com os sons, o silêncio e as emoções que propiciem o desenvolvimento gestual;
•           Manipulação e exploração de materiais de diferentes texturas, temperatura, formas, cores e tamanhos;
•           Leitura de imagens;
•           Leitura de movimentos corporais;
•           Estimulação;
•           Leituras de diversos autores;
•           Dessensibilizações;
•           Mobilizações;
•           Noções espaciais em relação a si, aos outros e aos objetos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As atividades desenvolvidas nesta turma visam adequar às necessidades e potencialidades especiais dos alunos, pode constituir alterações poucas expressivas ou muito significativas nos conteúdos, procedimento didático e avaliativo.
Serão realizados exercícios específicos na área da fonoaudiologia com o objetivo de adquirir movimentação e controle articulatório necessários aos padrões desejáveis de emissão.
Também serão realizados exercícios na área da fisioterapia com o objetivo de promover o desenvolvimento normal, dentro dos limites e das restrições neurológicas em atingir o máximo de independência possível e qualidade de vida.
Exercícios tais como: alongamentos, fortalecimento muscular, mobilizações, dissociação de cinturas pélvica e escapular, cinesioterapia passiva, ativo-assistida e ativo-livre em alguns casos. Posicionamentos adequados, técnicas de fisioterapia respiratória, promover o relaxamento muscular, correção postural, exercícios com bola e rolo Bobath, treino de marcha, equilíbrio, coordenação motora, propriocepção, etc.
Aplicamos atividades pedagógicas alusivas às datas comemorativas dependendo da ocasião tais como: Páscoa, Dia das Mães, Mostra da Leitura, Tangefest, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia da Pátria, dia das Crianças, Dia do Excepcional, Natal...
Usando o lúdico como forma atrativa para cativar a atenção, usando jogos comuns e jogos adaptados conforme as necessidades.
Diferentes formas de leitura oral e de imagens. Manuseio de objetos, fantoches, como também dramatizações e apresentações.
Os alunos dispõem de aulas de educação Física, Artes e atendimentos de fisioterapia de acordo com a necessidade.
Realizamos atividade extraclasse como os alunos com passeios, desfiles, homenagens conforme surgem oportunidades e necessidades.

( MANTOAN, 2003 ). Diz que:
"é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza."
A escola como instituição social insere-se sempre num contexto concreto e historicamente definido tanto na análise das suas práticas pedagogias, quanto nas considerações sobre o seu papel e as suas funções na sociedade.
AVALIAÇÃO
A avaliação é entendida prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagens oferecidas e ajustar sua prática as necessidades.
A avaliação é o acompanhamento do aluno como um todo, físico, cognitivo, social e afetivo-emocional. Esta deve ser feita através da observação semanal ou mensal, de acordo com as atividades desenvolvidas.
E ao final de cada semestre elaborar-se-á um parecer descritivo (portfólio) sobre cada aluno para ser entregue aos pais sobre o que se conseguiu até o momento e sobre o que se pretende conseguir com cada aluno.
BIBLIOGRAFIA
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução. Brasília, MEC / SEF. 1998.v.1.p.59.
RADESPIEL, Érica. No Meu Jardim. Educação Infantil – Pré-Maternal. Minas Gerais. 2007.v.1.p.8.
A Nova Pré-Escola. Projetos Didáticos. Curitiba. 2004.v.2.p.21 e 22.
MONTOAN, Maria Tereza Egler. Inclusão e escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo:
Moderna, 2003.

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