ESCOLA
ESPECIAL ACADEMIA DO AMOR
APAE- APIÚNA
PLANEJAMENTO ANUAL – SPE VESPERTINO 2015
PROFESSORA: VILMA FRITZ
APAE- APIÚNA
PLANEJAMENTO ANUAL – SPE VESPERTINO 2015
PROFESSORA: VILMA FRITZ
JUSTIFICATIVA
A criança é um ser social que nasce com
capacidades motoras, afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejos de estar
próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que
possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais e
formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se
expressar, podendo aprender, nas trocas sociais, cujas percepções e
compreensões da realidade são diversas.
Da mesma forma as crianças com deficiências,
embora com recursos diferenciados, possuem como qualquer criança, competências
próprias para interagir com o meio. Assim vão gradualmente, percebendo-se e
percebendo os outros, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o
que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da auto-estima.
Esses princípios são trabalhados em conjunto no
desenvolvimento, sendo indissociáveis no cotidiano educacional.
OBJETIVO GERAL
Oferecer ao aluno experiências psicomotoras,
cognitivas, sensoriais e sócios afetivas, entre outras, que permitam prevenir
ou amenizar atrasos, auxiliando-os no desenvolvimento de suas potencialidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com
confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
ü Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo (esquema corporal), suas
potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados
com a própria saúde e bem estar.
ü Estabelecer
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua
auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e
interação social.
ü Observar
e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
ü Identificar
noções espaciais em relação ao corpo e a objetos.
ü Utilizar
as diferentes linguagens (corporal, musical, oral e escrita) ajustadas às
diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e de ser
compreendido, expressar idéias, sentimentos, necessidades e desejos avançando
no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.
ü Desenvolver
o sentimento de segurança, aceitação, cooperação e a capacidade de compartilhar
os objetos e o espaço com outras pessoas.
CONTEÚDOS
• Conhecimento
do próprio corpo;
• Construção
da auto-estima, autonomia, imagem e da imagem como pessoa;
• Desenvolvimento
motor: controle cervical e de tronco, sentar com e sem apoio, ficar na posição
ortostática e deambular;
• Ajuste
corporal (o tônus muscular, tônus postural, respiração, relaxamento,
coordenação motora e equilíbrio);
• Exploração
do ambiente;
• Brincadeiras
e jogos;
• Repertório
de canções para encenar gestos ou movimentos para ouvir, relaxar;
• Manuseio
de objetos que produzem sons variados;
• Expressão
e comunicação através de música;
• Atividades
com música que explorem os sons, as imagens que alguns objetos produzem de
luzes juntamente com os sons, o silêncio e as emoções que propiciem o
desenvolvimento gestual;
• Manipulação
e exploração de materiais de diferentes texturas, temperatura, formas, cores e
tamanhos;
• Leitura
de imagens;
• Leitura
de movimentos corporais;
• Estimulação;
• Leituras
de diversos autores;
• Dessensibilizações;
• Mobilizações;
• Noções
espaciais em relação a si, aos outros e aos objetos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As atividades desenvolvidas nesta turma visam
adequar às necessidades e potencialidades especiais dos alunos, pode constituir
alterações poucas expressivas ou muito significativas nos conteúdos,
procedimento didático e avaliativo.
Serão realizados exercícios específicos na área da
fonoaudiologia com o objetivo de adquirir movimentação e controle articulatório
necessários aos padrões desejáveis de emissão.
Também serão realizados exercícios na área da
fisioterapia com o objetivo de promover o desenvolvimento normal, dentro dos
limites e das restrições neurológicas em atingir o máximo de independência
possível e qualidade de vida.
Exercícios tais como: alongamentos, fortalecimento
muscular, mobilizações, dissociação de cinturas pélvica e escapular,
cinesioterapia passiva, ativo-assistida e ativo-livre em alguns casos.
Posicionamentos adequados, técnicas de fisioterapia respiratória, promover o
relaxamento muscular, correção postural, exercícios com bola e rolo Bobath,
treino de marcha, equilíbrio, coordenação motora, propriocepção, etc.
Aplicamos atividades pedagógicas alusivas às datas
comemorativas dependendo da ocasião tais como: Páscoa, Dia das Mães, Mostra da
Leitura, Tangefest, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia da Pátria, dia das
Crianças, Dia do Excepcional, Natal...
Usando o lúdico como forma atrativa para cativar a
atenção, usando jogos comuns e jogos adaptados conforme as necessidades.
Diferentes formas de leitura oral e de imagens.
Manuseio de objetos, fantoches, como também dramatizações e apresentações.
Os alunos dispõem de aulas de educação Física,
Artes e atendimentos de fisioterapia de acordo com a necessidade.
Realizamos atividade extraclasse como os alunos
com passeios, desfiles, homenagens conforme surgem oportunidades e necessidades.
( MANTOAN, 2003 ). Diz que:
"é
preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos
descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos
inferioriza."
A escola como instituição social insere-se sempre
num contexto concreto e historicamente definido tanto na análise das suas
práticas pedagogias, quanto nas considerações sobre o seu papel e as suas
funções na sociedade.
AVALIAÇÃO
A avaliação é entendida prioritariamente, como um
conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de
aprendizagens oferecidas e ajustar sua prática as necessidades.
A avaliação é o acompanhamento do aluno como um
todo, físico, cognitivo, social e afetivo-emocional. Esta deve ser feita
através da observação semanal ou mensal, de acordo com as atividades
desenvolvidas.
E ao final de cada semestre elaborar-se-á um
parecer descritivo (portfólio) sobre cada aluno para ser entregue aos pais
sobre o que se conseguiu até o momento e sobre o que se pretende conseguir com
cada aluno.
BIBLIOGRAFIA
Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil: Introdução. Brasília, MEC / SEF. 1998.v.1.p.59.
RADESPIEL, Érica. No Meu Jardim. Educação Infantil
– Pré-Maternal. Minas Gerais. 2007.v.1.p.8.
A Nova Pré-Escola. Projetos Didáticos. Curitiba.
2004.v.2.p.21 e 22.
MONTOAN, Maria Tereza Egler. Inclusão e escolar: O
que é? Por quê? Como fazer? São Paulo:
Moderna, 2003.
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