Planejamento Anual Estimulação Essencial
(Vespertino)
Professoras: Camila de
Novais Pinto e Greice Machado
Objetivo geral:
• Promover o desenvolvimento
tais como: global, motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação,
sócio-emocional e auto-cuidado. da criança, favorecendo a manutenção e
aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos e
primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes níveis.
• Através da
Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a
funcionalidade humana.
Área sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial
Objetivos:
• Promover o
desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento
de enriquecimento de experiência sensorial em todos os campos.
• Favorecer o
desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons
necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar oportunidades que enriquecem as
sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência,
textura, espessura etc.
• Favorecer o
desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio,
conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança
na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o
equilíbrio, a locomoção, além da concepção integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios
que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve
favorecendo a integração em seu meio social.
Metodologia:
• Em suspiro estimular
a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
• Estimular a fixação
do olhar em diversos sentidos;
• Ativar brinquedos
sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos
estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
• Massagear o corpo do
bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta,
acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e
desenvolver o tato);
• Estimular sabores
diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação
de vários alimentos;
• Usar estímulos
olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool,
usando sempre termo bom ruim;
• Estimular rolar,
arrastar, engatinhar, andar permitindo a exploração do meio ambiente colocando
brinquedos da preferência da criança;
• Desenvolver
atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de
diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para
encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos
semelhantes, etc.;
• Vivenciar utensílios
de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela
com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
• Modificar as posições
da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que
posição fica mais ou menos confortável;
• Tocar acalantar, e
massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança
sozinho.
Área da comunicação
Conteúdos:
• Linguagem;
• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos
músculos;
• Ordens simples;
• Nomenclatura dos objetos;
• Esquema corporal;
• Ambiente escolar (adaptação).
Objetivos:
• Emitir sons culturais;
• Proporcionar momentos de relacionamentos;
• Atender pelo seu nome;
• Prazer em emitir sons diversos e familiares;
• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
• Estimular movimentos de língua, lábios;
• Ações simples acompanhadas de palavras;
• Associar objeto com o nome;
• Identificar de si mesmo.
Metodologia:
• Falar suavemente com
a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pegá-la,
no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito,
sempre observando a reação da criança, emitir sons;
• Oferecer brinquedos
estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas de
alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado,
interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;
• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre
gestos acompanhados de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
• Usar sons de voz seguro quando disser não a
criança;
• Pedir um brinquedo,
estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá”
quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso
diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a
mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
• Livros de historia,
fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples,
boneco articulado, etc.
Área motora
Conteúdos:
• Evolução motora
ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom equilíbrio do corpo;
• Evolução motora fina:
favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos,
pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.
Objetivos:
• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as
partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e engatilhar;
• Erguer-se com apoio nos móveis;
• Usar movimentos de pinça;
• Folhear livros e revistas;
• Desenvolver músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso do corpo nos pés;
• Desenvolver habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo.
Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as
involuntariamente;
• Balançar as mãos da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas segurando as mãos da criança na sua
linha de visão;
• Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada com apoio no sofá ou cadeiras
como: bebê conforto;
• Passá-lo de deitado
para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança
arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer
com apoio de móveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos,
subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar, andar, etc.;
• Estimular com apoio a
criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos
dela;
• Utilizar bola e rolo
(grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da criança.
Área cognitiva
Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de objetos e pessoas;
• Atenção à história;
• Apontar para figuras e objetos;
• Sons;
• Interesse, gestos e preferências pessoais.
Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos interessantes;
• Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas maneiras de atingir os fins
desejados;
• Imitar ações e objetos;
• Resolver pequenos problemas;
Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois
objetos;
• Procurar fonte sonora com os olhos;
• Persecução visual de um objeto até seu ponto de
desaparecimento;
• Estimular a buscar e
descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no
espaço.
• Estimular a segurar
objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca
varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de
interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer e
aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando
aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”,
“achou”;
• Estimular a retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras suaves
com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga,
balançar;
• Dar dois objetos
iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície,
sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu
alcance usando a locomoção;
• Realizar movimentos com bater palmas, jogar
beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc.
Exercícios de articulação e respiração
Conteúdos:
• Sugar canudos graduando consistência do líquido
• Inspiração com nasale expiração em sopro em
atividades lúdicas
• Sopro
• Coisas leves
• Brinquedos de sopro
• Estimulação fonética, associada às ações em
atividades cotidianas.
• Estimular movimentos
ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas como:
boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham, tambor:
bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão: boneco:
eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer “pá”, pá,
pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar situações
em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.
Objetivos:
• Estimular órgãos
fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em
forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular compreensão
de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do meio-ambiente
através do concreto, iniciando transferência para figuras.
Área atividade da vida diária
Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação
Objetivos:
• Participação na higiene,
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e copo de forma independente.
Metodologia:
• Com ajuda parcial, utilizar a dica verbal quando é
capaz de executar a atividade.
• Lavar mãos e rosto
Abrir a torneira, pegar e passar sabonete nas mãos, fechar a torneira, enxugar
mãos e rosto, pendurar a toalha recolocá-lo no lugar, escovar os dentes
(utilizar o espelho), enxaguar a boca, lavar a escova e guardar, pentear-se o
cabelo lado frente e atrás.
• Estimular a criança a tirar e colocar o sapato,
meias e roupas.
• Conduzir a criança
sempre que for necessário avaliando os casos para que não tire a autonomia da
mesma.
• Utilizar a cadeirinha
de conforto no horário da alimentação, mostrar a criança como manusear
alimento, mastigar e degustar.
• Realizar as atividades com a criança sempre
dialogando
Avaliação:
A avaliação dos
conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas
atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o
momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação
da criança.
A estimulação essencial é:
• O atendimento
prestado a partir do nascimento a criança que apresenta problemas evolutivos
decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma equipe
multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de
proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)
• As crianças atendidas
são da faixa etária de 0 a 03 anos, ou um determinado tempo que a criança
necessite deste atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento,
minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos
especiais, incluindo numa programação curricular o mais próximo da realidade
comum a todas as crianças.
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